O GRUPO DE TEATRO "LOS OKOS"FARÁ DUAS APRESENTAÇÕES DO ESPETACULO "NOITE DE GALA " NOS DOMINGOS DIA 01E 08 DE AGOSTO, NO TEATRO D BOLSO EM RESENDE
28/07/2010
LOS OKOS
O GRUPO DE TEATRO "LOS OKOS"FARÁ DUAS APRESENTAÇÕES DO ESPETACULO "NOITE DE GALA " NOS DOMINGOS DIA 01E 08 DE AGOSTO, NO TEATRO D BOLSO EM RESENDE
E.M.S NA OKA
14/07/2010
2 ANOS - QUE ALEGRIA!!!
2 Anos, que alegria!!!
Nem acredito no que aconteceu nesse período. Desde que eu decidi apostar na iniciativa, nada foi como o planejado. Quer dizer, até tentei seguir o plano, mas não rolou. A idéia de existir um espaço que apoiasse a cultura alternativa na cidade já me perseguia fazia tempo e aos poucos fui sendo convencido que era possível. Um lugar onde bandas e artistas exporiam suas idéias, um ponto de encontro de pessoas autênticas que fomentasse a arte e a cultura não poderia dar errado! Fiquei firme no conceito e daí por diante foi tudo tão inesperado que não pude agir com um planejamento rígido. A única parte possível do plano naquele momento foi dizer pra cidade que nascia a Oka Cultural Timburibá e ver quem é que iria chegar junto. Desde o início eu já sabia que não havia sentido em manter um Centro Cultural sozinho. O problema era que entre as pessoas que eu convivia ninguém topou. O jeito era começar e assim conhecer a galera que já estava trabalhando no ramo e ir agregando parceiros e chegados. E aos poucos, chegou uma galera. Gente tão diferente entre si, que tivemos que desenvolver outro plano, juntamente com esses agregados. E é nessa data comemorativa de dois anos de existência que marcamos o término da fase mais “experimental”, mais “solta” e traremos novos ares pra Oka. Continuaremos abertos para novos interesses e interessados, mas de agora em diante caminharemos juntos com os projetos que mostraram mais resultados. Estaremos empenhados em melhorar o que já estamos fazendo, oferecer mais qualidade em nossos serviços, cursos e eventos. E por isso a festa de dois anos já será um marco dessa nova fase. Quem gosta da Oka que venha comemorar com a gente!!!
E fiquem atentos, porque daqui pra frente terá muita novidade no ar!!!
Daniel Sá.
Nesse sábado dia 17/07 às 22hs a OKA estará de portas abertas para comemorar seu segundo ano de existência e inicio de uma nova etapa.
A festa vai contar com a presença e participação do ECFA (Espaço Cultural Francisco de Assis) que é de Volta Redonda e são grandes parceiro e colaboradores da Oka .
o ECFA trará as bandas BLOCODECONCRETO (que faz uma releitura musical da MPB e traz musicas autorais e muito influência do MANGUE BEAT), BANDA DO PILÃO(forró pé de serra raiz com muita qualidade).
além dos representantes do ECFA teremos também a presença de 2 dos melhores dj's da nossa região Uirá Ziriguidub e Sandro Dejota que vão animar a noite com ritmos a brasileiros alucinantes
E ainda teremos a presença do grupo de teatro "Los Okos" que estarão interagindo com o publico e atuando em performances pelo evento.
Nas paredes da OKA quadros que fizeram partes de exposições realizadas durante os dois anos e fotos de registro desse período.
nós da Oka aguardamos vc's lá !
lembrando que os convites femininos custam R$ 5,00 e Masculinos R$10,00
Laurens
PALHAÇOS NA OKA
Palhaços na Oka.
Os palhaços começaram a vir na Oka em fevereiro de 2009. Uma banda entrou em contato conosco, tínhamos sido indicados por um camarada do Rio. Bandinha Di Dá Dó, quatro palhaços tocando o que eles batizaram de clownmusic, uma mistura de tarantelas, valsas, mazurcas e rock’n’roll. Guitarra, baixo, batera e sanfona. Putz foi do car...!!! A Bandinha estava em uma viagem pelas ruas do Brasil, saíram de Porto Alegre e foram até o Espírito Santo para passar o verão tocando onde desse e conviesse. No final de janeiro eles começaram a descer fazendo shows e apresentações em várias cidades. E foi assim que eles pararam aqui em Resende na Oka; um “relax” entre as performances de Rio e São Paulo. Ficaram aqui um final de semana no começo de fevereiro e nós sugamos deles todas as gargalhadas que conseguimos!!! De cara, na sexta eles apresentaram um esquete no abrigo para crianças Nossa Casa (que ficava na Rua da Oka e agora está lá no bairro Tangará) e de noite foi o show. Quem abriu a noite foi o músico e alhaço nas horas vagas Luis Lima, o Japão.No sábado, eles nos acompanharam no arraste pré-carnavalesco do bloco “Crustáceos da Manguaça” e no domingo eles ministraram um workshop durante o dia todo. Segunda foi àquela tristeza, dia da despedida...
Depois disso, os palhaços voltaram a aparecer. Primeiro os “Mico Toin Oin Oin” lá de Penedo (Lúcia, Maria e Balarama) quefizeram a oficina dos Di Dá Dó passaram a freqüentar o casarão direto.
E em agosto de 2009 o palhaço Batatinha veio se apresentar no Cine Vitória na peça Cabaré dos Ruins, pela ocasião do Festival de Teatro. Estávamos lá na platéia. Nos conhecemos depois e em dezembro ele veio ministrar sua primeira oficina aqui em Resende.
Batatinha é Filipe Codeço, ator,palhaço, coach e performer. E nosso querido professor!Em seis meses foram quatro oficinas. O curso foi dividido em duas partes. A primeira com duração de cinco dias e com aulas de quatro horas, tinha por objetivobuscar o humor próprio de cada um. Nenhum tipo de artifício é usado, maquiagem, figurino, nariz... Na segunda parte que é mais longa, uma semana inteira( 7 dias), é a hora de vestir o Clown e são construídos números. Foram três turmas do primeiro módulo e uma do segundo, totalizando 28 participantes.
Ao final da segunda etapa os treze alunos que participaram conseguiram, impressionantemente, montar um espetáculo de uma hora e meia com números cômicos e de palhaços. Achamos tão legal que resolvemos continuar apresentando.
As próximas apresentações serão em agosto no Teatro de Bolso.
Além disso, com todos esses palhaços freqüentandoa Oka também fui transformado. Nesse último mês de junho, eu (Daniel Sá, Tongo) e Lúcia Pires (Gel) apresentamos um esquete na Semana do Meio Ambiente em todas as escolas de Porto Real. Foram mais de mil crianças entre 4 e 14 anos que nos assistiram.
Então quem quiser rir e se divertir é só ficar atento na programação da Oka que tá cheio de palhaço por aqui!
Abração
Daniel
O CLOWN O ARTESÃO DO AGORA
SOBRE O WORKSHOP
OBJETIVOS
- Trabalhar o íntimo ridículo que reside em cada ser a partir de exercícios e jogos que deflagram a natureza clownesca.
- Buscar o peculiar e intransponível que nos edifica. O estúpido, o risível, o absurdo que nunca revelamos.
- Construir um corpo cômico, com sua lógica própria, alicerçado nos seguintes princípios: - Ritmo – Divisão com o público – Relação Branco e Augusto – Foco da ação – Figuras matrizes – Estados de espírito.
DINÂMICA ESTRUTURAL
Há primeiramente um aquecimento que prepara fisicamente o corpo, deixando-o disponível ao jogo e ativando sua percepção. Num segundo momento passamos para uma seqüência de exercícios que ativarão o estado de presença dos participantes e estimulará a relação entre estes. Em seguida será a hora do picadeiro. Os participantes, sozinhos ou em dupla, terão que se expor e tentar estabelecer uma comunicação com a platéia. Em todos os três momentos, técnicas da arte do palhaço serão introduzidas conforme forem surgindo a necessidade delas.
OBS: Dependendo do desenvolvimento da turma, podemos realizar saídas de rua, para experimentarmos com o público leigo princípios trabalhados em aula e ainda, finalizando o curso, realizaremos uma noite de apresentação dos números que forem desenvolvidos e aprimorados durante o curso.
CURRÍCULO DO MINISTRANTE
Filipe Codeço é ator, coach, clown e performer. Em 2003, aos 19 anos escreveu e dirigiu seu primeiro espetáculo teatral que cumpriu temporada na sala Paraíso do Teatro Carlos Gomes, chamado “Monodialogos Anacoretas”, compondo o projeto "Nova Dramaturgia Brasileira". Em 2007 inicia um laboratório de investigação teatral chamado “Laboratório de Investigação para um Corpo Poli-expressivo” que culmina na formulação do treinamento intitulado “A Dança do Gesto no Corpo do Ator” que começa a ministrar em 2008. Ainda em 2008, participa do "Encontro Internacional de Palhaços - Anjos do Picadeiro 7", da "FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis" e conquista o prêmio de melhor ator no "Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras" com o espetáculo "PalhaS.O.S.". Com este mesmo espetáculo participa, em 2009, do Festival Internacional de Teatro Universitário de Monastir, na Tunísia, onde o espetáculo conquista o maior prêmio do evento. Compõe ainda o elenco do espetáculo "Cabaré dos Ruim", com o qual esteve por quatro meses consecutivos em cartaz no Rio de Janeiro e participou do "Festival Nacional de Teatro de Resende", da "FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis" e do "I FestPar - Festival de Teatro de Paraty", ambos em 2009. Ao longo de seu percurso já estudou com os mestres Ricardo Pucceti (LUME Teatro), Angel Vianna, Paula Nestorov, Jango Edwards (EUA), Chacovachi (Argentina), Cia Chapitô (Portugal), François Kahn (França), Jesser de Souza (LUME Teatro), Cia Dos a Deux, Márcio Libar, Leela Alaniz, Cristina Pereira, Ana Kfouri, Regina Miranda, João Saldanha e Antônio Guedes.
No primeiro semestre desse ano, Filipe concluiu o curso de Licenciatura Plena em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e atualmente está se dedicando a construção de um espetáculo solo intitulado "Sobretudo sobre nada", onde estarão presentes diferentes vertentes de sua pesquisa cômica.
13/07/2010
Vídeos dos Parceiros - ECFA
Primeira Biciletada em Resende - 31 de Julho
Qualquer um pode vir, um movimento sem líderes. A intenção é mostrar que a bici é um excelente transporte e que merece seu devido espaço na cidade. Vamos fazer a bicicleta ser assunto. Propor idéias.
è uma pedalada tranquila, não é uma corrida. “Aqui todos são vencedores”
Endereço de encontro(possivel mudanças):
Inicio do Calçadão. 9:30am horasUltimo Sábado do mês: dia 31 de Julho