16/12/2010

Anjos do Picadeiro e a Saída de Casa da Oka em 2011

Fomos ao Anjos do Picadeiro 9, o Encontro Internacional de Palhaços produzido pelo Teatro de Anônimo no Rio de Janeiro entre os dias seis e doze de dezembro de 2010. Foi demais assistir aos espetáculos, participar da palhaceata, estar próximo aos palhaços conhecidos, reconhecidos e anônimos. Foi realmente um encontro. A maior parte do público era de pessoas envolvidas com o fazer rir e refletir do palhaço. Cinco dias intensos em que a platéia dirigia-se em bloco de uma apresentação à outra, de um teatro ao outro, de praça à praça e depois, para as festinhas, pros cabarés. Nessa onda as pessoas iam se conhecendo. Os palhaços que estavam nesse bolo hora estavam assistindo, hora estavam se apresentando. E os mestres eram figuras fáceis de se aproximar, cumprimentar e trocar umas idéias, estavam misturados aos demais. Foi muito bom recarregar as pilhas justamente nesse final de ano e final de ciclo para Oka.

“Tudo passa, tudo muda”. “Só existe o presente”. Passado e futuro são meras suposições, projeções imperfeitas e incompletas daquilo que foi e daquilo que pode ser. Só o presente é digno de realidade. Essas verdades universais podem ser extremamente sufocantes para alguns ou mesmo superficiais para outros e, ainda fugir completamente da percepção da maioria, dependendo de quem ou de como as enxergamos. Porém, são verdades inexoráveis que regem o universo e a vida. Mas como podemos viver assim, sem apego ao passado e sem acreditar no futuro? Acho que afirmando o presente e vivendo intensamente o momento é uma boa saída! A Oka Cultural Timburibá vai sair de casa em 2011. Deixaremos o casarão que foi nosso começo e nossa tão adorável sede. Começaremos nova fase, ainda com poucas certezas e reavaliando o passado sob a luz do presente. Dois anos e meio se passaram, e neles agregamos pessoas, artistas, admiradores, adversários, invejosos, amigos. Experimentamos e desenvolvemos arte, cultura, linguagem. Crescemos pessoalmente, formamos um coletivo, ganhamos prêmios. Produzimos e ajudamos mais de cem eventos; festas, shows, encontros de percussão, oficinas, workshops, mostras, exposições, lançamentos de livros, peças teatrais, performances na rua, vídeos e outras coisas sem classificação, mas fizemos o que podíamos e o não podíamos (ou que não nos deixavam). Mas agora é hora de mudar, de trocar a roupa, apertar o passo, seguir em frente. Tornou-se imperativo cortar os gastos para podermos investir mais, para chegarmos mais longe. E andar sem bagagens extras é um alívio para as costas.

O objetivo principal da Oka é agitar artisticamente nossa região, formar artistas e público, criar e experimentar arte e desenvolver o mercado. Essa é a nossa visão. Uma sede é super importante para isso, mas não é o essencial. Que loucura bancar o aluguel de um casarão só pra fazer arte!!!!! Para quem só pensa no retorno financeiro era coisa de maluco, de artista doido varrido. Fazer arte é correr riscos, não é estabilidade. Tudo bem, se não dá mais para bancar o aluguel, vamos sair de casa então. Vamos pedir teto na casa do vizinho, do irmão, do amigo. Vamos levar nossas atividades pra rua. Por enquanto, no presente, faremos isso: vamos nos integrar a quem também está agitando, vamos engrossar o caldo em Resende, em Penedo, em Quatis, em Volta Redonda. Sentimos falta de que pessoas interessantes, interessadas em arte, chegassem junto da nossa iniciativa. O que muitas vezes podia ter acontecido, mas por algum motivo não acontecia, nos deixando perplexos, pois sabíamos que estávamos fazendo nossa parte. Mesmo que essa parte contivesse algumas falhas, era o que podíamos oferecer , uma sede, um casarãovoltado apenas para as artes. Mais que isso fugia as nossas capacidades. Mas agora sem o casarão e com a consciência tranquila resolvemos nós mesmos nos unirmos a quem já esta fazendo. Porque muitas vezes quem podia ajudar só não ajudava por que também estava ocupado realizando algo. Vamos ajudar vocês agora.

Os primeiros passos nesse novo caminho serão levar as aulas gratuitas para o Parque das Águas e a produtora cultural para uma sala comercial no Center sul em campos Elíseos. No Parque das Águas estaremos de segunda a sexta desenvolvendo oficinas de arte gratuitas entre às 17h e 19hs. Serão oferecidas aulas de percussão, coral, malabares, vídeo e encontro prático de palhaçada. E nosso quartel general para reuniões e visitas será lá no quarto andar do Center sul, sala 402, em Campos Elíseos, no prédio entre a Peg Mel e a Caixa Econômica Federal. Lá estaremos nos preparando para os eventos e atividades que daremos início após o carnaval de 2011 e, no Parque das Águas nos próximos janeiro e fevereiro estaremos realizando as oficinas de verão. Essas oficinas começam em 2011, dia cinco de Janeiro e vão até o sábado que antecede o carnaval. Nessa data, 26 de fevereiro, será o fechamento das oficinas. O ponto máximo do movimento no parque será nosso bloco (pré) carnavalesco. A bateria formada pelos alunos de percussão, os cantores e puxadores pela galera do coral, os foliões malabaristas e palhaços e a galera do vídeo fazendo o registro. Será demais. Sairemos de casa para ganharmos a Rua. Mas calma, antes, no meio desse bafafá, arranjaremos tempo para um bota fora. Pra quem vai ficar com saudades será imperdível, pois será a última festa em nossa ( antiga) casa. Fiquem atentos, que logo logo anunciaremos a data do bota fora!!!!

Um forte abraço

Daniel Sá.


01/11/2010

HAPPY ART HOUR



HAPPY ART HOUR

Encontro Cultural

Esse é um evento para as sextas feiras, para o final de tarde e começo da noite. Num local para se trocar altas idéias, dançar e se expressar. Porque em nosso happyhour o clima é outro. É a arte que está no palco, na pista, nas paredes e no público.

A partir de cinco de novembro, dia nacional da cultura, sexta feira, começam os encontros culturais na Oka Timburibá. Durante os eventos, além das atrações programadas, bar e DJ, o palco estará aberto para quem quiser mostrar a sua arte. Músicos, artistas plásticos, atores, ou mesmo quem quiser apenas ler uma poesia, todos serão muito bem recebidos.

A novidade é a parceria com o DJ e produtor Leo Pazz que promete tocar novas e inusitadas tendências para quem já conhece seu estilo nas baladas, “- Aqui, vou assumir um lado experimental e servir como anfitrião para os DJs que quiserem participar”. E, na inauguração do nosso bazar, que tem como responsável nossa querida amiga Laísa Almeida, estarão à venda peças elaboradas no projeto de artesanato da Oka , instrumentos, livros cults, um brechó super selecionado e outras coisas curiosas.

Atrações fixas em novembro:

Dj Leo Pazz – DJ e produtor de várias festas e casas da região. Nesse evento promete tocar seu lado mais experimental.

Coletivo Circulante – projeto idealizado pela artista plástica e agitadora cultural Fátima Porto. O coletivo é formado por adolescentes de 13 a 18 anos que tem como principal fonte de divulgação dos seus trabalhos artísticos os Blogs pessoais.

Los Okos – um grupo de aspirantes a palhaços.

E no Dia 12 – Peça teatral “BRECHOPING” com a Cia. Aquarius

Aquaryus 02.jpgBRE$HOPPING


Duas senhoras trabalham incansavelmente para fazer o bem e amparar os necessitados. A trama se passa em um dia comum da vida de Antonieta e Marilu que são religiosas e vizinhas exemplares. Velhinhas acima de qualquer suspeita se não fosse um pequeno detalhe: - Você agora poderá ver tudo o que acontece dentro das paredes do brechó destas duas figuras.

Essa aventura vai abrir seus olhos para coisas que antes nunca havia pensado a respeito dos outros, e principalmente sobre as pessoas que têm por você uma “louca amizade”.



A Experiência:



BRESHOPPING faz parte de uma investigação teatral que possibilita o contato do público com a cena. O cenário funde-se com as arquibancadas e as personagens permeiam o espaço onde antes a platéia permanecia passiva. Tornando o público parte integrante da trama e em alguns momentos fazendo-o cúmplice e colhendo dali personagens chaves para compor a estória.


Todas as peças do cenário e até mesmo os doces fabricados por Antonieta podem ser comprados durante e após o espetáculo. Este escambo realizado pelas personagens torna possível a aproximação dos atores com as pessoas possibilitando assim uma experiência sensorial mais próxima mesmo quando a peça termina.

Todas as sextas a partir de cinco de novembro. Entrada Franca. 18h às 00h.

* Lembramos que a participação do público é altamente recomendada.


31/10/2010

Professor da Oka na 12º CONVENÇÃO BRASILEIRA DE MALABARISMO E CIRCO

Rayff Esperança, 18 anos, é o instrutor/professor de malabares da Oka Cultural Timburibá. Ele é figura ativa nas artes em Resende, treina todos os dias, se apresenta nos sinais de trânsito, faz parte de nosso grupo de estudos sobre o palhaço e transmite seus conhecimentos malabarísticos gratuitamente todas as quartas feiras no espaço da Oka Timburibá.

Entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro, nosso professor estará presente na 12º Convenção Brasileira de Malabares e Circo que acontece em São Leopoldo, cidade satélite de Porto Alegre, RS. O encontro tem como função o aperfeiçoamento e troca de experiência entre os praticantes de todo o Brasil e estrangeiros convidados. Desde 1999 convencionistas entusiasmados organizam este encontro nacional de malabarismo e circo. As Convenções Brasileiras de Malabarismo e Circo (CBMC) seguem uma estrutura de apresentações, treinos, competições, oficinas, palestras, debates, mostra de vídeos e troca de informações. Embora o malabarismo siga uma linguagem circense, a atividade vem sendo realizada com os mais diversos objetivos: educativo, esportivo, artístico e social, ampliando a inserção na sociedade. As CBMC acontecem em diferentes cidades do Brasil, sempre organizadas por voluntários das localidades, é um dos eventos mais importantes do malabarismo e atividade circense no país. Centenas de pessoas difundem conhecimento na área resultando no aperfeiçoamento técnico e artístico.” ( saiba mais em: www.cbmcirco.com.br)

É importante ressaltar que Rayff pagou todos os custos da viagem através de suas apresentações no trânsito da cidade. A quantia gira em torno de R$750 para inscrição, passagens aéreas e demais gastos, e foi conquistada em torno de um mês e meio.

Rayff na mídia:


http://jornaldointerior.info/noticias/post/2010/10/22/Cultura-para-todas-a-tribos-arte-para-todos-os-gostos.aspx


http://www.jornalbeirario.com.br/page/noticia_detail.asp?cod=2792


19/10/2010

23/10 - Dia da Juventude no Parque das Águas

Esta data marca a entrega da carta de compromissos que a Coordenadoria da Juventude elaborou como políticas públicas em Resende. Participam dos debates que definem essas ações diversas instituições (públicas e privadas) e também grupos de jovens organizados. E em comemoração dessa iniciativa estão programadas várias atividades que ocuparão todo o dia 23 de outubro, voltadas para os jovens resendenses. Jovens compareçam e participem! todos somos seres políticos e a responsabilidade pelo futuro é coletiva!!

09/10/2010

ROCK É SÉRIO - Rock´n´roll e palhaçada


O "Rock é Sério" é um evento com a cara da Oka: misture bem e veja no que vai dar!!!

Nosso espaço vem se firmando como um ponto de realizações culturais em nossa cidade. Isso porque visualizamos arte e cultura de uma forma ampla e reconhecemos na diversidade algo belo e proveitoso. O “Rock é Sério” reflete um tanto de nossa visão e um tanto das nossas ações. De um lado o espírito coletivo, pois são várias pessoas diferentes reunidas em torno da mesma iniciativa e do outro, várias atividades da Oka reunidas num só dia e local.

Toda a festa foi (des)organizada pelo grupo clownesco “Los Okos” e antes dos shows teremos apresentações de números palhacísticos e performances. Quem chegar cedo vai se dar bem e assistir as bandas com várias gargalhadas de crédito. As atrações musicais ficam por conta da banda estreante “Ícaro e os Caídos” (rock experimental e performático), Merkava (metal) e Nutallo (ska e DUB). Mas peraê, reggae na festa de rock?! – É tudo culpa dos palhaços!!! Eles que organizaram!!!!

Para quem quer pagar menos e só mandar um email para oka.timburiba@gmail.com com o título “quero meu nome na lista do Rock”. Deixar seu nome e no dia lembrar-se de trazer o R.G.

Esperamos que a festa seja muito divertida!!!!


04/10/2010

Oficinas de Artes na Oka Cultural Timburibá




SEGUNDA-FEIRA

PERCUSSÃO – 15h30 às 17h (GRATUITO)

Prof. Toninho Benevente

A aula tem foco no samba, samba baiano e ritmos afro.

O objetivo é a formação de um bloco carnavalesco.



QUARTA-FEIRA

MALABARES – 15h30 às 17h ( GRATUITO).

Prof. Rayff Esperança

Trata-se de uma aula/treino.

O objetivo é desenvolver o raciocínio corporal e destreza.

...

CORAL – 17h às 18h30 (GRATUITO).

Prof. Bettina Happ

Para todos que tem prazer em cantar. Que querem aprender ouvir e deixar sua voz se revelar. Com exercícios da escola do desvendar da voz.


QUINTA-FEIRA

AULAS DE VIOLÃO, BAIXO E GUITARRA - teoria e prática para iniciantes e avançado –

R$ 85 (mensalidade).

Prof. Rafael Procassi – formado pela escola de música da UFRJ.

Ligue e marque seu horário. O professor fica disponível durante todo o dia na quinta.

...

FORRÓ (dança) – 19h30 às 21h30 – R$ 35 (mensalidade).

Profs: Violeta Vieira e Valentina Mauá

Objetivo é ensinar a dança do forró pé de serra.

O Despertar para o Canto na Idade Adulta - A Escola do Desvendar da Voz como um caminho de reencontro com a própria voz. Elizabeth Viero


texto indicado pela prof. Bettina Happ.

que quiserem atender a este “chamado”, podem estar diante da oportunidade de descobrir um talento ainda desconhecido.

SegundoValborg Werbeck Svärström, cantora sueca criadora do método Werbeck praticado pela Escola do Desvendar da Voz* (*), muitas pessoas que passaram grande parte de suas vidas acreditando não possuir voz alguma, após praticarem com persistência os exercícios de canto, constataram uma mudança significativa nas suas vozes, mesmo após os quarenta anos.

Esta forma de cantar conduz a um reencontro com a própria voz e com o prazer de cantar, o que o torna um método indicado para quem quer ter este aprendizado na idade adulta. Com a prática de exercícios específicos busca-se trabalhar, lapidar, desvendar aquilo que brota do fundo da alma. É um caminho que ensina a ouvir o que vem do interior de nós mesmos e dos que estão a nossa volta. Permite conhecer novas possibilidades da manifestação do canto no homem como um todo, o que leva a uma compreensão mais aprofundada do ser humano e das forças espirituais trazidas pelo tom.

Um ponto que diferencia este método dos outros é a preferência pelo trabalho em grupo. Cada pessoa chega de um lugar diferente, não só fisicamente, mas anímica e espiritualmente. No decorrer do processo, ao cantar com muitas vozes ao mesmo tempo, um delicado trabalho é realizado em relação à escuta ao outro e a entrega em amorosa solidariedade às outras vozes, o que implica em uma predisposição à doação e auto-educação. Deixar-nos conduzir pelo ouvido interior é fundamental para a afinação do nosso instrumento. Para compreender o essencial da sonoridade da voz, precisa acrescentar à percepção exterior, sensorial, a percepção da audição interna, espiritual.

“Exercícios para esquecer a respiração”: foi assim que Werbeck denominou os exercícios que possibilitam que a respiração aconteça da forma mais natural possível, sem bloqueios e interferências da consciência racional. A concentração do cantor está na emissão dos fonemas, na audição dos tons e na expiração. Ao inspirar, a atitude é de permitir que o ar entre naturalmente, sem esforço. Surge então uma sensação de leveza e o ser humano superior num movimento ascendente sente-se preenchido. Na expiração o movimento permeia o corpo em movimento descendente até os pés e surge a sensação de peso. No centro corpóreo, chamado de plexo solar, surge o centro de reflexão e equilíbrio.

No método Werbeck o aprendizado do canto passa por três fases:

􀂃 a primeira é chamada de direcionamento. Abre-se o caminho para o fluxo sonoro, direcionando-o para cima. Esta fase está relacionada com a cabeça, com o sistema neuro-sensorial. Atividade de observação, imaginação e concentração em pontos e tons.;

􀂃 a segunda fase é chamada de expansão e agora o fluxo sonoro se expande na horizontal em direção às orelhas. Esta fase está relacionada com a região do meio, o sistema circulatório rítmico e trabalha-se com o sentimento;

􀂃 a terceira fase, chamada de espelhamento está relacionada com o querer, sistema metabólico-motor. Após fazer o fluxo sonoro convergir para acima da cabeça (fases 1 e 2), a voz cresce e transborda, indo refletir-se no plexo solar.

Ao nos aproximarmos do mundo dos tons, podemos perceber que se estabelece um modelo arquetípico de atuação social, de apoio e incentivo mútuo. Aquele tom mais adiantado envia forças para aquele mais fraco ou atrasado. O ser individual do tom tem sempre a tendência de unir-se e equilibrar-se mutuamente, atuando no ser humano inteiro.

Com esta qualidade de canto, levamos ao ouvinte o germe de um anseio inconsciente pela libertação da cosmovisão materialista em que nos encontramos atualmente. As formas antigas de apresentação na relação artista-estrela e público ansioso pela perfeição, são substituídas por formas mais verdadeiras e genuínas na relação de pessoas que “presenteiam-se” umas às outras com o resultado de um processo de descobertas e crescimento que se revela no individual e no coletivo.

A partir de um repertório de música popular brasileira, iniciamos o trabalho, a princípio cantando todos a mesma melodia, em uníssono. Neste momento são trabalhados aspectos básicos relacionados à escuta, à respiração, buscando a afinação do grupo. Como um segundo passo, uma segunda voz é adicionada, na medida que os alunos estão prontos para isso. É muito gratificante observar uma grande diferença na atitude dos alunos que chegaram no princípio se impondo obstáculos em relação ao canto. Após poucos meses de trabalho, surgem os resultados, muitas vezes modestos, mas que são frutos de um rico processo de transformação que segundo seus próprios relatos, são significativos para a melhoria da qualidade de vida.

Um olhar de encantamento ao fazer os exercícios e descobrir a possibilidade de ouvir ativamente o que acontece entre um tom e outro, uma grande alegria em ouvir a própria voz cantada pela primeira vez, uma grande satisfação ao terminar uma canção e perceber como foi bom cantar juntos. Estes são alguns exemplos dos progressos alcançados.

“Se as pessoas cantassem, cantassem mais e acima de tudo de forma correta, haveria menos crimes sobre a face da Terra.” (Rudolf Steiner)

Fontes pesquisadas:

VARGAS, Metchild. Terapia do canto: um caminho de recuperação da voz. 1995. Monografia de conclusão de Graduação em Musicoterapia. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1995.

WERBECK-SVÄRDSTRÖM, V. A Escola do Desvendar da Voz. Tradução Jacira Cardoso. São Paulo: Antroposófica, 2001.

Entrevista com Meca Vargas e Thomas Adam. Revista Chão e Gente. Agosto 1997, n. 27.

16/09/2010

FESTA DA CAPOEIRA NOS KALIMBA .

NESSE FINAL DE SEMANA ACONTECE O EVENTO DE BATISMO E TROCA DE CORDAS DO GRUPO DE CAPOEIRA GERAIS , O EVENTO CONTARÁ COM A PRESENÇA DO MESTRE MÃO BRANCA, FUNDADOR DO GRUPO QUE AQUI É LIDERADO PELO PROFESSOR EDU .
EM PARCERIA COM ESPAÇO CULTURAL KALIMBA O GRUPO COMEMORARÁ ESSE EVENTO COM MUITA MUSICA E CULTURA
A FESTA VAI SER NO SÁBADO DIA 18/09 ÀS 22HS
COM O MARACATU DO PEDRA SONORA ,RODA DE SAMBA COM MESTRE MÃO BRANCA ,RODA DE DANÇAS POPULARES, TRIO FORROBODÓ, E DJ UIRÁ .
INGRESSOS NO LOCAL : MASC R$ 7,00 E FEM R$5,00.


LAURENS L.R

30/08/2010

SOUL BrazoOKA 2




AÍ GALERA ,NA PRÓXIMA SEGUNDA DIA 06/09 VÉSPERA DE FERIADO, A FESTA QUE FOI O MAIOR SUCESSO ESTÁ DE VOLTA!!
"SOUL BRAZoOKA"
AGORA COM A BANDA "MUKAUAKA SOCIAL BLACK CLUBE " E É CLARO NOSSO DJ RESIDENTE "SANDRO DEJOTA" E NOSSO DJ AMIGO E CONVIDADO "UIRÁ ZIRIGUIDUB´S" A FESTA PROMETE TER VARIAS SURPRESAS E NÃO DEIXAR NIMGUEM PARADO .

A ENTRADA PARA MULHERES CUSTA R$ 5,00 , HOMENS R$ 10,00

LEMBRANDO QUE OS EVENTOS DA OKA SÃO REALIZADOS PARA MANTER O ESPAÇO CULTURAL E OS CURSOS GRATUITOS.

17/08/2010

AGORA É A VEZ DO ROCK


NESSE DOMINGO DIA 22 ÀS TRÊS DA TARDE VAI ROLAR O "ROCKA" O ROCK DA OKA PRA GALERA QUE ANDA COBRANDO UM DIA DE “OKA AND ROLL”,DOMINGO É O DIA !

AS BANDAS QUE AGITARAM A TARDE E NOITINHA DA OKA SÃO:

DESTILADA

E

TRIBO DE SOLOS

DJ SANDRO DEJOTA tocando rock 70's 80's e atuais.

A PRIMEIRA BANDA TOCARÁ ÀS 17HS EM PONTO.

OS CONVITES PARA HOMENS 10 REAIS E PARA MULHERES 5REAIS

10/08/2010

E.M.S (ELETRONIC MUSIC SESSION) NA OKA


NESSA SEXTA DIA 13 ÀS 21:59HS NA AQUI NA OKA VAI ROLA MAIS UMA EDÇÃO O E.M.S(ELETRONIC MUSIC SESSION) UMA NOITE QUE VAI ESPLORAR ALGUMAS VERTENTES DA MUSICA ELETRONICA , NESSA EDIÇÃO OS DJ'S SERÃO : AMOAS SENNA ,RODRIGO GIANNE, ELIESER GASTÃO (O CARIOCA) E NOSSO PARCEIRO E REALIZADOR DO PROJETO SANDRO DEJOTA, OS INGRESSO FEMINIOS CUSTAM R$5,00 E MASCULINOS R$10,00

LEMBRANDO QUE A RENDA DOS EVENTOS É DESTINADA A MANUTENÇAO DO ESPAÇO E DOS CURSOS GRATUITOS.

ASSISTAM O VIDEO DE DIVULGAÇAO DESTE EVENTO :

08/08/2010

OKA VIDEOS APRESENTA :

"PARA TE ESCREVER EU ANTES ME PERFUMO TODA " Um curta realizado sobre trechos de obras de Clarice Lispector, com roteiro escrito pela artista mineira ,radicada em Resende Kátia Quirino ,a obra foi concebida para participar de um sarau realizado pela "câmara cultural " em homenagem a artista , mas pra viabilização do projeto, Kátia convidou o artista plástico e Movie Maker Laurens L.R. que entrou em ação com recurso da Oka cultural Timburibá. Com certa liberdade de criação mas respeitando o roteiro eles realizaram uma direção coletiva, convidando a participar do projeto a artista plástica Fátima Porto .Com poucos recursos realizaram a produção com menos de um mês e com qualidade.

assintam essa versão para internet .

28/07/2010

LOS OKOS


O GRUPO DE TEATRO "LOS OKOS"FARÁ DUAS APRESENTAÇÕES DO ESPETACULO "NOITE DE GALA " NOS DOMINGOS DIA 01E 08 DE AGOSTO, NO TEATRO D BOLSO EM RESENDE
A ENTRADA É FRANCA E AS APRESENTAÇÕES ACONTECEM ÀS 19:00HS . E NESSA SEXTA FEIRA DIA 30/07 AS 20HS A APRESENTAÇÃO SERÁ DURANTE FESTIVAL DE INVERNO EM PENEDO NA CASA DO PAPAI NOEL.
GALERA VALE A PENA PRESTIGIAR AS GARGALHADAS SÃO GARANTIDAS.
LAURENS L.R.

E.M.S NA OKA




fala galera depois da festa de aniversario da oka que foi um sucesso agora é a vez do E.M.S

UM PROJETO DO NOSSO parceiro SANDRO DEJOTA, esse evento conta com 4 dos melhores dj's da nossa regiao que faram uma viagem por varias vertentes da musica eletronica, lembrando que esses eventos sao realizado com a finalidade de sustentar as atividade culturais da Oka Cultural Timburibá, além de estarem se divertindo estão valorizando a nossa cultura.

mais informaçoes em breve

14/07/2010

2 ANOS - QUE ALEGRIA!!!


2 Anos, que alegria!!!


Nem acredito no que aconteceu nesse período. Desde que eu decidi apostar na iniciativa, nada foi como o planejado. Quer dizer, até tentei seguir o plano, mas não rolou. A idéia de existir um espaço que apoiasse a cultura alternativa na cidade já me perseguia fazia tempo e aos poucos fui sendo convencido que era possível. Um lugar onde bandas e artistas exporiam suas idéias, um ponto de encontro de pessoas autênticas que fomentasse a arte e a cultura não poderia dar errado! Fiquei firme no conceito e daí por diante foi tudo tão inesperado que não pude agir com um planejamento rígido. A única parte possível do plano naquele momento foi dizer pra cidade que nascia a Oka Cultural Timburibá e ver quem é que iria chegar junto. Desde o início eu já sabia que não havia sentido em manter um Centro Cultural sozinho. O problema era que entre as pessoas que eu convivia ninguém topou. O jeito era começar e assim conhecer a galera que já estava trabalhando no ramo e ir agregando parceiros e chegados. E aos poucos, chegou uma galera. Gente tão diferente entre si, que tivemos que desenvolver outro plano, juntamente com esses agregados. E é nessa data comemorativa de dois anos de existência que marcamos o término da fase mais “experimental”, mais “solta” e traremos novos ares pra Oka. Continuaremos abertos para novos interesses e interessados, mas de agora em diante caminharemos juntos com os projetos que mostraram mais resultados. Estaremos empenhados em melhorar o que já estamos fazendo, oferecer mais qualidade em nossos serviços, cursos e eventos. E por isso a festa de dois anos já será um marco dessa nova fase. Quem gosta da Oka que venha comemorar com a gente!!!

E fiquem atentos, porque daqui pra frente terá muita novidade no ar!!!

Daniel Sá.


.....

Agora é hora da Festa!!!

Nesse sábado dia 17/07 às 22hs a OKA estará de portas abertas para comemorar seu segundo ano de existência e inicio de uma nova etapa.
A festa vai contar com a presença e participação do ECFA (Espaço Cultural Francisco de Assis) que é de Volta Redonda e são grandes parceiro e colaboradores da Oka .
o ECFA trará as bandas BLOCODECONCRETO (que faz uma releitura musical da MPB e traz musicas autorais e muito influência do MANGUE BEAT), BANDA DO PILÃO(forró pé de serra raiz com muita qualidade).
além dos representantes do ECFA teremos também a presença de 2 dos melhores dj's da nossa região Uirá Ziriguidub e Sandro Dejota que vão animar a noite com ritmos a brasileiros alucinantes
E ainda teremos a presença do grupo de teatro "Los Okos" que estarão interagindo com o publico e atuando em performances pelo evento.
Nas paredes da OKA quadros que fizeram partes de exposições realizadas durante os dois anos e fotos de registro desse período.
nós da Oka aguardamos vc's lá !
lembrando que os convites femininos custam R$ 5,00 e Masculinos R$10,00

Laurens

PALHAÇOS NA OKA


Palhaços na Oka.

Os palhaços começaram a vir na Oka em fevereiro de 2009. Uma banda entrou em contato conosco, tínhamos sido indicados por um camarada do Rio. Bandinha Di Dá Dó, quatro palhaços tocando o que eles batizaram de clownmusic, uma mistura de tarantelas, valsas, mazurcas e rock’n’roll. Guitarra, baixo, batera e sanfona. Putz foi do car...!!! A Bandinha estava em uma viagem pelas ruas do Brasil, saíram de Porto Alegre e foram até o Espírito Santo para passar o verão tocando onde desse e conviesse. No final de janeiro eles começaram a descer fazendo shows e apresentações em várias cidades. E foi assim que eles pararam aqui em Resende na Oka; um “relax” entre as performances de Rio e São Paulo. Ficaram aqui um final de semana no começo de fevereiro e nós sugamos deles todas as gargalhadas que conseguimos!!! De cara, na sexta eles apresentaram um esquete no abrigo para crianças Nossa Casa (que ficava na Rua da Oka e agora está lá no bairro Tangará) e de noite foi o show. Quem abriu a noite foi o músico e alhaço nas horas vagas Luis Lima, o Japão.No sábado, eles nos acompanharam no arraste pré-carnavalesco do bloco “Crustáceos da Manguaça” e no domingo eles ministraram um workshop durante o dia todo. Segunda foi àquela tristeza, dia da despedida...

Depois disso, os palhaços voltaram a aparecer. Primeiro os “Mico Toin Oin Oin” lá de Penedo (Lúcia, Maria e Balarama) quefizeram a oficina dos Di Dá Dó passaram a freqüentar o casarão direto.

E em agosto de 2009 o palhaço Batatinha veio se apresentar no Cine Vitória na peça Cabaré dos Ruins, pela ocasião do Festival de Teatro. Estávamos lá na platéia. Nos conhecemos depois e em dezembro ele veio ministrar sua primeira oficina aqui em Resende.

Batatinha é Filipe Codeço, ator,palhaço, coach e performer. E nosso querido professor!Em seis meses foram quatro oficinas. O curso foi dividido em duas partes. A primeira com duração de cinco dias e com aulas de quatro horas, tinha por objetivobuscar o humor próprio de cada um. Nenhum tipo de artifício é usado, maquiagem, figurino, nariz... Na segunda parte que é mais longa, uma semana inteira( 7 dias), é a hora de vestir o Clown e são construídos números. Foram três turmas do primeiro módulo e uma do segundo, totalizando 28 participantes.

Ao final da segunda etapa os treze alunos que participaram conseguiram, impressionantemente, montar um espetáculo de uma hora e meia com números cômicos e de palhaços. Achamos tão legal que resolvemos continuar apresentando.

As próximas apresentações serão em agosto no Teatro de Bolso.

Além disso, com todos esses palhaços freqüentandoa Oka também fui transformado. Nesse último mês de junho, eu (Daniel Sá, Tongo) e Lúcia Pires (Gel) apresentamos um esquete na Semana do Meio Ambiente em todas as escolas de Porto Real. Foram mais de mil crianças entre 4 e 14 anos que nos assistiram.

Então quem quiser rir e se divertir é só ficar atento na programação da Oka que tá cheio de palhaço por aqui!

Abração

Daniel

O CLOWN O ARTESÃO DO AGORA

SOBRE O WORKSHOP

OBJETIVOS

- Trabalhar o íntimo ridículo que reside em cada ser a partir de exercícios e jogos que deflagram a natureza clownesca.

- Buscar o peculiar e intransponível que nos edifica. O estúpido, o risível, o absurdo que nunca revelamos.

- Construir um corpo cômico, com sua lógica própria, alicerçado nos seguintes princípios: - Ritmo – Divisão com o público – Relação Branco e Augusto – Foco da ação – Figuras matrizes – Estados de espírito.

DINÂMICA ESTRUTURAL

Há primeiramente um aquecimento que prepara fisicamente o corpo, deixando-o disponível ao jogo e ativando sua percepção. Num segundo momento passamos para uma seqüência de exercícios que ativarão o estado de presença dos participantes e estimulará a relação entre estes. Em seguida será a hora do picadeiro. Os participantes, sozinhos ou em dupla, terão que se expor e tentar estabelecer uma comunicação com a platéia. Em todos os três momentos, técnicas da arte do palhaço serão introduzidas conforme forem surgindo a necessidade delas.

OBS: Dependendo do desenvolvimento da turma, podemos realizar saídas de rua, para experimentarmos com o público leigo princípios trabalhados em aula e ainda, finalizando o curso, realizaremos uma noite de apresentação dos números que forem desenvolvidos e aprimorados durante o curso.

CURRÍCULO DO MINISTRANTE

Filipe Codeço é ator, coach, clown e performer. Em 2003, aos 19 anos escreveu e dirigiu seu primeiro espetáculo teatral que cumpriu temporada na sala Paraíso do Teatro Carlos Gomes, chamado “Monodialogos Anacoretas”, compondo o projeto "Nova Dramaturgia Brasileira". Em 2007 inicia um laboratório de investigação teatral chamado “Laboratório de Investigação para um Corpo Poli-expressivo” que culmina na formulação do treinamento intitulado “A Dança do Gesto no Corpo do Ator” que começa a ministrar em 2008. Ainda em 2008, participa do "Encontro Internacional de Palhaços - Anjos do Picadeiro 7", da "FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis" e conquista o prêmio de melhor ator no "Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras" com o espetáculo "PalhaS.O.S.". Com este mesmo espetáculo participa, em 2009, do Festival Internacional de Teatro Universitário de Monastir, na Tunísia, onde o espetáculo conquista o maior prêmio do evento. Compõe ainda o elenco do espetáculo "Cabaré dos Ruim", com o qual esteve por quatro meses consecutivos em cartaz no Rio de Janeiro e participou do "Festival Nacional de Teatro de Resende", da "FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis" e do "I FestPar - Festival de Teatro de Paraty", ambos em 2009. Ao longo de seu percurso já estudou com os mestres Ricardo Pucceti (LUME Teatro), Angel Vianna, Paula Nestorov, Jango Edwards (EUA), Chacovachi (Argentina), Cia Chapitô (Portugal), François Kahn (França), Jesser de Souza (LUME Teatro), Cia Dos a Deux, Márcio Libar, Leela Alaniz, Cristina Pereira, Ana Kfouri, Regina Miranda, João Saldanha e Antônio Guedes.

No primeiro semestre desse ano, Filipe concluiu o curso de Licenciatura Plena em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e atualmente está se dedicando a construção de um espetáculo solo intitulado "Sobretudo sobre nada", onde estarão presentes diferentes vertentes de sua pesquisa cômica.

QUEM ESTIVER INTERESSADO PODE ENTRAR EM CONTATO COM A OKA E ESTAR COLOCANDO SEU NOME NA LISTA DO PROXIMO CURSO.

vídeo Batatinha é Amor


13/07/2010

Vídeos dos Parceiros - ECFA

Este vídeo é uma iniciativa do ECFA-Espaço Cultural Francisco de Assis em Volta Resonda. O ECFA é um dos nossos parceiros e incentivadores. Nesse docmentário eles mostram um pouco do trabalho vida de um dos artistas de nossa Região.

Primeira Biciletada em Resende - 31 de Julho


A Cidade anda sofrendo mudanças no trãnsito, beneficiando e consecutivamente incentivando o automovel e desfavorecendo as bicicletas e pedestres. Um problema que vem aumentando e muito nas cidades brasileiras e em vários outros países. Já se sabe que a implementação de infra estruturas para a bicicleta melhora em muito o fluxo e o bem estar dos transeuntes,
consequentemente de seus cidadãos. Uma cidade do tamanho de Resende cairia muito bem transportes para pequenas viagens (até 6km), que são tranquilamente feitas por uma bicicleta. Mas o que se vê são aumento de rápidas e pequenas existencias de “ciclofaixas” que começam em lugar nenhum e acabam e outro qualquer lugar, sem nenhum preocupação com esse tipo de transporte, sustentável, limpo que beneficia a saúde e a sua economia, é bom para todo o mundo. Bike neles!
Qualquer um pode vir, um movimento sem líderes. A intenção é mostrar que a bici é um excelente transporte e que merece seu devido espaço na cidade. Vamos fazer a bicicleta ser assunto. Propor idéias.
è uma pedalada tranquila, não é uma corrida. “Aqui todos são vencedores”
Endereço de encontro(possivel mudanças):
Inicio do Calçadão. 9:30am horasUltimo Sábado do mês: dia 31 de Julho
fique por dento do assunto em: www.bicicletadaresende.wordpress.com
A Oka apóia essa idéia!!!